Governadora Raquel Lyra e ministro da Previdência Carlos Lupi oficializam a doação do imóvel e reforçam compromisso com moradia popular.
O Governo de Pernambuco oficializou, nesta segunda-feira (9), a doação do antigo prédio do INSS, localizado no centro do Recife, para transformar o espaço em moradia popular. A cerimônia, realizada no Palácio do Campo das Princesas, contou com a presença da governadora Raquel Lyra e do ministro da Previdência, Carlos Lupi, que destacaram a importância da requalificação do Edifício Segadas Viana, onde atualmente vivem 120 famílias do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto.
O imóvel, pertencente ao Fundo do Regime Geral de Previdência Social (FRGPS), será reformado através do programa estadual Morar Bem PE e do Minha Casa Minha Vida – Entidades, com financiamento do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). A proposta faz parte de um projeto de retrofit, que busca revitalizar imóveis ociosos no centro do Recife para habitação de interesse social. As famílias que ocupam o edifício receberão auxílio-moradia durante o período das obras.
Além da requalificação do prédio, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD), que permitirá que serviços do INSS, como aposentadorias e benefícios assistenciais, sejam oferecidos nas oito unidades do Expresso Cidadão a partir de outubro.
Raquel Lyra destacou que a ação é parte de uma estratégia para melhorar as condições de moradia no centro da cidade, ao mesmo tempo em que amplia o acesso aos serviços sociais para a população. O ministro Carlos Lupi elogiou a iniciativa e reafirmou o compromisso do Governo Federal em apoiar projetos que beneficiem as comunidades mais vulneráveis.