Rede 5G pura chega a todos os municípios do Brasil

Divulgação / Adobe Stock
Economia
Em 02 de Dezembro de 2024 às 15:05
Edição de PEonline

Tecnologia oferece velocidade até cinco vezes maior que o 4G, mas instalação depende do planejamento das operadoras

A partir desta segunda-feira (2), a rede 5G pura (standalone), conhecida por sua altíssima velocidade, passa a estar disponível em todos os 5.570 municípios brasileiros, segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações. A tecnologia, que opera na faixa de 3,5 GHz, oferece velocidades médias de 300 Mbps, cinco vezes superiores às do 4G.

Atualmente, a rede 5G pura já está ativa em 770 cidades, atendendo cerca de 35 milhões de usuários, o que corresponde a 13% dos 262 milhões de celulares em uso no país. A implementação dessa tecnologia começou em julho de 2022, em Brasília, e foi progressivamente expandida para capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. No mercado nacional, já estão homologados 205 modelos de smartphones compatíveis com o 5G puro.

 

Prazos e desafios para a expansão

De acordo com as regras do edital do leilão do 5G, as operadoras têm até 31 de julho de 2029 para atender integralmente os municípios com mais de 30 mil habitantes. Apesar da liberação da faixa de 3,5 GHz em todas as cidades, a Anatel esclarece que a instalação das redes 5G dependerá do planejamento individual de cada operadora.

“A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”, informou a agência em comunicado.

Nesta última etapa, foram liberados os últimos 190 municípios. Segundo o conselheiro da Anatel, Vinicius Caram, a liberação foi concluída com 14 meses de antecedência, refletindo o esforço conjunto para acelerar a chegada do 5G ao maior número possível de brasileiros.

Como acessar o 5G puro

Para utilizar a rede 5G standalone, os usuários precisam de um smartphone compatível com a tecnologia e, em alguns casos, da troca do chip. Nas operadoras Claro e Vivo, é necessário adquirir um chip específico para acessar o 5G puro. Já a TIM afirma que seus chips atuais são compatíveis e não exigem substituição.

Recomendadas para você

Mais lidas

Pernambuco
- Há 5 dias
Governo Raquel Lyra valoriza patrimônio cultural de Pernambuco e impulsiona produção artística estadual
Politica
- Há 5 dias
Prefeita Pollyanna Abreu adota medidas para reestruturação administrativa em Sertânia
Esportes
- Há 5 dias
Sport avança na Copinha 2025 após empate e vitória nos pênaltis contra o Oeste
Esportes
- Há 3 dias
Sport empata novamente no Pernambucano: 1x1 com Decisão na Ilha do Retiro