A Receita Federal emitiu um alerta nesta sexta-feira (10) sobre um novo golpe que utiliza o nome do órgão para enganar possíveis vítimas. Criminosos estão afirmando que há uma cobrança de taxas sobre transações via PIX acima de R$ 5 mil e solicitando o pagamento de boletos falsos.
De acordo com a Receita, não existe tributação sobre o PIX e a Constituição Federal não permite a criação de impostos sobre movimentações financeiras. Mensagens obtidas pelo órgão revelam que golpistas estão enviando boletos no valor de R$ 845,20, ameaçando o bloqueio do CPF caso não sejam pagos. Para dar credibilidade à fraude, utilizam elementos gráficos oficiais, como cores e símbolos da Receita Federal.
As recentes mudanças na fiscalização da Receita Federal têm gerado dúvidas, mas não implicam em cobranças diretas de impostos. O que ocorre é um aumento no envio de informações financeiras ao Fisco:
Apesar disso, o órgão destaca que as informações são recebidas de forma genérica, sem detalhar a natureza ou origem dos gastos, respeitando o sigilo fiscal e bancário.
A Receita Federal reforça que não envia cobranças ou comunicados por WhatsApp, SMS ou redes sociais. Os únicos canais oficiais de comunicação são o Portal e-CAC e o site oficial do órgão.
A orientação é para que os contribuintes desconfiem de mensagens recebidas por outros meios e jamais realizem pagamentos sem verificar a autenticidade da cobrança. Caso haja dúvidas, o contribuinte deve procurar diretamente os canais oficiais da Receita.